Jornal Agazeta - Vitória - Publicada em 25/10/2014,

Ciclovia ganha 68 novos postes de iluminação

Estruturas ficarão no trecho que vai do Píer de Iemanjá à Praça dos
Namorados,em Vitória

CARLA SÁ - carla.sa@redegazeta.com.br

A ciclovia que está sendo construída entre o Píer de Iemanjá, na orla de Camburi, e a Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória terá iluminação especial. Estão sendo instalados 68 novos postes de aço com luz branca. “São lâmpadas de vapor metálico que melhoram a luminosidade e valorizam as cores, dando a sensação maior de segurança”, diz o secretário de de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, José Eduardo de Oliveira.
Os postes ficarão na calçada, no canteiro central e na própria ciclovia. Nesse mesmo trecho serão retirados 19 outros postes de concreto antigos. Entre os 68, haverá de quatro, seis e nove metros, conforme a necessidade de cada local. “ Assim garantimos a qualidade da iluminação”, salienta. A obra completa da ciclovia com a iluminação em funcionamento está prevista para ser entregue em dezembro. O novo trecho para ciclistas terá 650 metros. Para criar a passagem,a Ponte de Camburi ganhará também um anexo metálico, com pavimentação e um muro de arrimo para
dar suporte a sua estrutura por onde passarão pessoas a pé ou de bicicletas. Separando aciclovia e a rua será feito um canteiro de 80 centímetros, dando maior proteção para os adeptos da bicicleta.

PADRONIZAÇÃO
Os novos postes do trecho são o início de uma mudança geral que, segundo
o secretário, será feita em toda cidade. Em breve, outros corredores e também bairros da Capital, onde não há a necessidade de obras, devem ganhar a iluminação branca. “E vamos instalar algumas lâmpadas de LED, que são mais eficientes e econômicas”, conta José Eduardo.
Também está em andamento um levantamento para ser criado um Plano Diretor de Iluminação que realizará a padronização total e a revitalização
de toda Vitória Ciclovia ganha 68 novos postes de iluminação.

O início de uma mudança que será feita em toda a Capital.